sábado, 8 de novembro de 2008

Pgd?



PGD- Projeto de Graduação em Design, TCC- Trabalho de Conclusão de Curso.

O PGD é o projeto que um aluno de design deve elaborar para concluir sua formação no curso de Design Visual. Design Visual, é a profissão que engloba diversas atividades relacionadas ao planejamento estético visual de algo.

O PGD segue normas estipuladas pela escola, que devem ser compridas, ou a sua formação poderá ser comprometida, e essas normas são analisadas por pessoas que trabalham na escola, o problema é que a aplicação das normas vai contra todos os quatro anos em que o aluno se prepara para o mercado de trabalho. Por que? Porque as normas já estipulam uma formatação fechada, onde a criatividade do autor acaba por ser desperdiçada, ocasionando em um trabalho com uma estrutura igual a todos outro PGD´s já feitos, tirando toda a personalidade deste.

No entanto, a escola se da conta que o curso de Design deveria sim, implementar uma diagramação diferenciada, fazer uso de uma tipografia fora do padrão “jurídico”, abusar ou não de cores... e foi criado o PGD temático. Bom, o PGD temático é, de fato, o que deveria ser o PGD normal. MAS (sempre tem um mas..), o PGD ainda deve continuar igual, seguindo as mesmas normas. Ou seja, os estudantes devem elaborar o projeto seguindo as normas da escola, e elaborar o mesmo projeto livre. Dois trabalhos iguais, um bonito...um feio!

Ok, até ai tudo bem...dois trabalhos, não tem problema, afinal, é só uma cadeira mesmo...e, como as normas não limitam o numero de paginas, o meu trabalho pode chegar a mil folhas, pois, quanto mais eu explicar minha fundamentação teórica, melhor....afinal, o enrolation em certos assuntos, acabam conquistando os olhos dos avaliadores, depois é só inventar algo bonito e dizer que é meu modelo temático! PÁ! Viu o erro? Não viu? Vou repeti... “depois é só inventar algo bonito e dizer que é meu modelo temático” ! Pimba! Agora tu viu né? Vou explicar: O modelo temático é deixado de lado, OBVIO! Não tem como elaborar dois trabalhos, sendo que o estudante se dedica totalmente a elaboração do projeto! Ou seja, todo design que eu estudei e poderia aplicar em meu trabalho, a fim de torná-lo agradável ao seus leitores, é posto no lixo!

Bom...não tenho mais tempo para escrever, porque tenho que me dedicar ao meu projeto, e, se algum dia sobrar uns minutinhos, penso em um desenho bonito, em uma encadernação diferenciada, e ta pronto meu modelo temático!



Nenhum comentário: